Os dados de um aplicativo podem ser apagados?

apagar dados do aplicativo

A maioria dos aplicativos armazena algum tipo de informação, desde dados básicos, histórico de pesquisa, fotos, etc. Estas informações podem ficar armazenadas de duas formas: Localmente e na Nuvem.

Informações salvas Localmente ficam apenas no dispositivo onde o app (aplicativo,software) está instalado. Ao apagar o dado a informação não existe mais.

Já no caso de dados salvos na Nuvem, as informações são enviadas através da internet para um servidor do aplicativo. Quando você exclui o aplicativo de seu celular as informações ainda estarão salvas no servidor da empresa, os dados não serão perdidos. Caso você queira apagar os dados deve fazer comandos dentro do aplicativo que apaguem esses dados.

No caso de dados salvos na nuvem eles também podem ser salvos localmente, usando a técnica de sincronização de dados na nuvem. Então os dados ficam salvos em dois lugares na nuvem e localmente. Ao modificar os dados localmente

Como ter certeza que a empresa apagou os dados na nuvem?

Mesmo depois de fazer um comando de exclusão de dado, apagar uma foto, solicitar o cancelamento da conta, etc. como posso ter certeza que os dados foram apagados? IMPOSSÍVEL. Infelizmente pode acontecer que mesmo depois de excluir os dados nada garante que eles realmente foram apagados. A unica maneira de se proteger contra isso seria por meios legais, pelo o contrato de privacidade de dados (aquele termo que você sempre aceita sem ler).

Claro que isso é uma questão ética também, sempre se espera que as empresas não salvem as informações depois do usuário solicitar a exclusão mas nada é garantido então: Tome cuidado com o que você publica!

About the author

Empreendedor e desenvolvedor. Apaixonado por novas tecnologias e soluções de problemas

Related Posts

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.